Pediram pra eu escrever.. para os jovens.... escrevi!!!
esta matéria sairá na revista da Canção Nova...
aguardo a opinião dos meus amigos blogueiros já que estão sendo os primeiros a provarem desse texto... Bjão ... Diego Fernandes
SEJA VOCÊ MESMO... SEJA DIFERENTE !!!
No meu livro Fala Sério! É proibido ser diferente? uma das coisas que mais escrevi, vivi, e incentivei, foi o “SEJA VOCÊ MESMO!”. Diante de uma cultura que não respeita o jovem, que não permite que ele tenha opiniões próprias, nem a liberdade de assumir os ideais cristãos, é preciso viver cada segundo de um jeito muito original, sem medo de ser diferente, sem medo de ser gente que sonha, que tem desejos, que sente! Sempre buscando o equilíbrio com autenticidade e respeito aos outros!

“Quem é autêntico encontra o meio-termo, a harmonia, o equilíbrio. Se vê cheio de sentimentos e desejos mas não os reprime, pois consegue, na liberdade, escolher o que lhe fará bem, e o que fará bem aos outros, mas nunca deixa de ser ele mesmo. Nunca se demite de ser sincero, autêntico, único, diferente, veraz. [...] Descobri com isso que qualquer relação na qual me demito de ser eu mesmo acaba me escravizando, é falsa e, justamente por isso, não faz bem. Quanto mais eu assumo meus sentimentos (raiva, irritação, paixão, esperança, desespero e outros), mais livre e verdadeiro me torno! Ser livre é ser você mesmo! Só quem consegue se aceitar como é pode levar uma vida saudável, ser humano, ser gente!”* (FERNANDES, 2005)

Quando uso “diferente” é no sentido de contrariar a grande massa que empurra uma cultura absurda onde o que vem de Deus não parece interessante ou realizador. A religião parece ser a grande destruidora dos desejos e dos prazeres. O que é uma grande mentira! O prazer é necessário, o desejo é natural, mas a Igreja é contra qualquer excesso pois como diz o provérbio latino, “todo excesso é condenável!” Isso até a filosofia admite e adverte!

Santa Teresinha afirmou que:"Deus não nós dá desejos que não queira realizar!” E, de fato, Deus não destrói nossos sonhos. Deus não destrói nossos desejos, ele não corta nossas asas. Desejos e sonhos são asas que todo ser humano tem! O poeta sulista Mário Quintana disse que “os sentimentos são pássaros em vôo”. Aquele que tem medo de desejar vive preso em si mesmo, não sonha, não voa, é um escravo do medo. Deus nos criou desejantes para que pudéssemos sonhar! A única coisa que precisamos aprender é a voar da maneira certa, no lugar certo. Quem tem asas para sobrevoar grandes distâncias como águia não pode ficar como uma galinha presa em vôos baixos na rotina medíocre de seu galinheiro. Quem tem asas que o fazem experimentar o mundo como Fernão Capelo Gaivota da história de Richard Bach, não pode comer o lixo dos excessos, mas precisa viver os prazeres da vida de forma equilibrada!

Muitas vezes até em instituições de ensino católicas, Deus é apenas uma idéia comentada num sentido caricatural, perverso e preconceituoso. Não é apenas a falta de motivação para a vivência da espiritualidade, é um mix de “NEW DITADURA com CENSURA DISFARÇADA”, é desrespeito mesmo. Jovens sofrem por fazer opções corajosas por Deus, são desprezados pelo simples fato de seguirem Jesus. Optar pela religião para muitos é tido como debilidade mental, alienação, carência. Queria estampar nos murais das escolas, em cada lousa, e no coração de cada pessoa a frase de Tertuliano: “O cristianismo só vos pede uma coisa: que não o condeneis sem o conhecer!”

Eu vim de Deus e quando o recuso, acabo recusando Aquele que possui o segredo da minha identidade, não consigo descobrir quem verdadeiramente sou, e por isso não experimento a liberdade em sua plenitude! Por isso eu grito: NÃO TENHA MEDO DE SER DIFERENTE!

Referência Bibliográfica - (FERNANDES, Diego. Fala Sério! É proibido ser diferente? Editora Canção Nova: São Paulo, 3º Edição, 2005. p. 19-20)

6 Comments

  1. Anônimo Says:

    3a edicao!!! Parabens!!!
    Que des abencoe!!!

     
  2. Anônimo Says:

    Meu caro amigo Diego , que livro MARAVILHOSO.
    Tenho adquirido um aprendizado enorme depois que começei a ler seu livro.Convivo no meio de jovens rebeldes e que vivem numa ilusão "mundana" que só a misericordia de Deus para inverter a situação.Consegui que dois jovens
    rebeldes adquirice seu livro e deu certo , futuramente eles estarão aqui dando seu testemunho sobre o livro.
    Que Deus te abençoe!!!

     
  3. Anônimo Says:

    Nossa! Diego, seus artigos mostrando tudo o que o Jovem está pensando ou está passando. Este artigo é inteligente, jovem e cristão. Tudo o que um bom artigo deve ter para um Jovem...
    Parabéns!

     
  4. Anônimo Says:

    Oi Diego...
    Nossa...faz tempo que não passo aqui, está cheio de novidades.
    Bom, vamos por partes, vou comentar esse e depois comento os anteriores...rs
    O artigo está show, eu sou suspeita de falar, pois estou quase terminando de ler o livro e estou aprendendo muito, muito mesmo.
    Fico feliz pq esse artigo vai atingir muitas pessoas, muitos jovens.
    Deus te abençõe.
    Abraço.

     
  5. Anônimo Says:

    Fala sério, a materia esta otima, são palavras que nos ajudam muito.De fato muitas vezes temos medo de ser quem somos de fato e procuramos ser aquilo que não somos, e por isto nos frustamos tanto. Que Deus o abençoe cada dia mais.
    Um grande abraços pra vc de toda galera do grupo Kyrios de Tres Pontas.

    Ate!!!!

    Vaguinho _ Tres Pontas

     
  6. Anônimo Says:

    ei namoral num da pra ser diferente e a galera achar q é normal neh????meu nome é rafaela