Olá amigo blogueiro!

O meu desejo é que o seu desejo de Deus aumente e que reencontre-O de verdade! Muitas vezes para experimentar o Deus verdadeiro é preciso ter a coragem de matar os falsos deuses que criamos ou que criaram para gente. Quebre os ídolos para colocar no altar do seu coração o único Deus Real!

Como havia prometido, vou postar aqui alguns trechos do retiro "São Bernardo e os 3 beijos" realizado pela nossa Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton . No blog http://retiro2008saftm.blogspot.com você encontra as "anotações do pregador" usadas nas cinco conferências do retiro e as informações sobre como pedir os CDs com as conferências e homilias dos retiros de 2008, 2007 e 2005.

Hoje selecionei alguns trechos da primeira conferência intitulada: I. PRELÚDIO AO PRIMEIRO BEIJO.

[...] Este desejo de união com Deus é tão forte que é descrito pelos Padres, a partir de Orígenes, como um inebriar-se, ou ainda mais, uma loucura (eros maniakós, amor louco). Os loucos têm má fama por não terem discrição, paciência nem prudência. Que­rem o que querem quando querem e do jeito que que­rem. Por esta razão, não observam as conveniências, não aceitam a idéia de caminhar em passos, pelo me­nos no seu desejo. Querem tudo – agora. É por isto que o Cântico dos Cânticos, texto base de todo misti­cismo cristão, começa com um pedido do máximo: que Ele – Deus mesmo – me beije com o beijo de Sua boca.

[...] S. Bernardo afirma que o corpo não pode suportar uma ferida aberta por muito tempo. Ele ou se curará ou vai formar uma cicatriz. Analogicamente, a ferida de nossa ruptura com Deus não pode ser sustentada por muito tempo. Ou haverá um retorno a Ele, ou Ele será excluído de nossa mente enquanto objeto de nossa consciência (awareness). Toda a tradição monástica, em particular a Regra de S. Bento no capítulo sobre a humildade, coloca uma ênfase imensa na reaquisição da memoria Dei, “ter consciência de Deus”. Ao fazê-lo, ela deseja lutar contra a tendência muito forte a “esquecer Deus” – oblivio Dei – a viver sem Deus, como se Deus não existisse (a breve definição do salmo de um “estulto”).

[...] Nossos pontos de partida na viagem para a união mística com Deus são vários. Por um lado, fomos feitos para ela, já a experimentamos, nunca podemos erradicar completamente o nosso desejo dela. Por outro, nós a rejeitamos, a perdemos, fazemos o máximo para prosseguir sem precisar dela, construímos uma casca que torna muito difícil para nós receber o auxílio de Deus para recuperá-la. Deus é o Deus do real e não apagará a história humana para começar tudo de novo (será que simplesmente não repetiríamos nossa performance anterior?). Mas Ele toma o nosso desejo e faz dele uma estrada de volta a Ele, uma estrada de beijos, na mentalidade bernardiana. Estes beijos farão o mesmo percurso que nossa alienação de Deus nos fez cobrir, só que, desta vez, estaremos viajando na direção correta. Mestre Eckhart diz que a distância da volta da alienação é do mesmo tamanho que a da ida. Que seja assim. Não é isto que importa, mas sim que, através do beijo dos pés, das mãos e da boca do Cristo Deus, cada passo dado é um passo mais para perto da união com Ele. Desde o primeiríssimo instante, nosso desejo poderia e deveria ser o de experimentar o beijo de Sua boca. É isto que nos vai fazer caminhar e que nos manterá em movimento. Mas, como S. Tomás disse: “Primeiro na intenção, último na execução.” O que desejamos desde o início será o fim de nossa jornada. Agora é tempo de começar a jornada, aos pés de Cristo. +


Dum spiro, spero!
Diego Fernandes

Contato para shows: galatascincoum@gmail

0 Comment