Inesquecível a minha formatura de filosofia. Jovens apaixonados pelo saber que ouviram o paraninfo ( Joaquim Sebastião Dias) discursar com muita alegria e emoção. Dias atrás encontrei-me com este professor no ônibus. Mesmo depois de tanto tempo ele continua entusiasmado e colocando nos novos alunos o gosto, a fome pelo saber! Isso me marcou muito. Desejo ser assim, contagiar os outros com a sede pela verdade, pelo conhecimento, pela vida que merece ser bem vivida! Eu amo filosofia pois me faz melhor, me organiza por dentro, me faz mais inteiro, enfim são muitas razões. Trabalhando no programa de TV, Vivendo a Filosofia, eu tive a oportunidade e o desafio de ter que definir a filosofia muitas e muitas vezes. São mais de 100 definições. É com muita alegria que partilho com vocês 10 dessas definições e aguardo o comentário. Espero que se apaixonem pela filosofia, pela vida, pela alegria de conhecer e encontrar dia-a-dia a verdade sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre as coisas.
1- A filosofia é como uma GRAVIDEZ. Para a idéia nascer perfeita é preciso esperar, e conquistar a amizade do TEMPO. O bom filósofo não é o que responde todas as questões rapidamente, mas aquele que espera a tempestade das incertezas e das ilusões passar. O silêncio é a melhor resposta para perguntas sem respostas! A filosofia busca o encontro com a verdade! É estrada que conduz para o bem, para a felicidade. Aquele que tem medo das perguntas está condenado a viver infeliz com suas ilusões.
2- A filosofia não inventa explicações. O filósofo sabe que é preciso ter a coragem de esperar, procurar, e conhecer a verdade, ainda que esta não lhe agrade. Por isso... é bom lembrar...a filosofia não é para os tímidos, medrosos ou mentirosos!
3- Na filosofia não existem perguntas proibidas. Para conhecer é preciso ter a curiosidade de uma criança e enfrentar a angústia das dúvidas.
4- A filosofia não é para os arrogantes. Quem estuda a filosofia entende que admitir a própria ignorância não é falta de inteligência. Admitir a própria ignorância é um misto de coragem, humildade e sabedoria.
5- A filosofia não impõe maneira de pensar. Viver a filosofia significa aprender a argumentar e convencer sem humilhar. A verdade não depende da força!
6- A filosofia busca responder as inquietações que cada um de nós traz dentro de si. A filosofia não surge do nada, ela é necessária porque nasce do cotidiano, onde são fecundadas nossas dúvidas.
7- A filosofia nos convida para o respeito ao outro. O sábio está tão seguro de suas idéias que não força ninguém a pensar como ele; pois sabe que a simples exposição de seu pensamento atrairá a muitos, seja pela clareza ou seja pela profundidade de cada palavra.
8- A filosofia nos permite olhar o mundo com os olhos de uma criança. Cada coisa vista é admirada com espanto, como algo novo, que nos afasta da rotina que sufoca a contemplação das coisas simples da vida.
9- A filosofia transforma! Com ela nos tornamos amigos da novidade! Entendemos que é preciso atualizar o que já foi dito por outros e encontrar muitas vezes, um novo sentido, deixando que aquilo que é tratado de maneira universal possa ser cada vez mais pessoal.
10- A filosofia mexe nas estruturas da sociedade. Mexe em nossas próprias estruturas. Uma filosofia que não é capaz de causar uma revolução não pode ser chamada de filosofia. Filosofar é mudar!

4 Comments

  1. Anônimo Says:

    Ola Diego que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo todos os dias!
    Sou admirador do seu trabalho na canção nova e agora ainda mais após ler seu livro "fala serio! é proibido ser diferente?", pelo qual me apaixonei e me identifiquei sem a menor duvida. Nesse momento escrevo=lha para parabeniza-lo pelo livro e pelo trabalho!
    abraços
    Diego Martins.
    diego_martins_3@yahoo.com.br
    dipse.diego@hotmail.com

     
  2. Anônimo Says:

    Olá Diego tudo certo por ai?
    parabêns pela sua formatura !
    vc é uma grande escritor
    adoro seu livro
    Fala sério ! é proibido ser diferente?
    hehehe
    Fica com DEUS!
    beijo

     
  3. Anônimo Says:

    Olá querido
    parabêns pela sua formatura
    você é grande escritos adoro muito..
    beijo
    e fique com DEUS !

     
  4. Unknown Says:

    aOlá Diego. Encontrei você aqui rapaz. Um amigo de Vitória da Conquista-BA. me enviou o endereço do seu blog.
    A primeira definição de nº1 é fantástica sem enfraquecer a beleza das outras nove. De fato, há perguntas sobre as quais devemos silenciar como aquelas que brotam de uma experiência de sofrimento. O sofrimento na prpooção de sua profundidade não nos traz respostas, senão que suscita novas perguntas.
    Referindo-me a você, disse ao amigo de Vitória da Conquista: um aluno inquieto que me tornou sereno e um discípulo arrojado que deu coragem de continuar nas sendas da Filosofia.

    Um afetuoso abraço.

    Prof. Joaquim Sebastião Dias.