Clarice Lispector escreve com arte! Muitos de seus textos me encantam...
Me fazem ver o mundo de maneira diferente...

Escolhi um para você ler no sofá da sua casa...

E pensar sobre a maneira de tratar quem você ama!

Em "O amor e o grito", Clarice Lispector escreveu assim:

Um dia um mestre perguntou aos seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
Os homens pensaram por alguns momentos.
- Porque perdemos a calma - disse um deles. - Por isso gritamos.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado? Não é possível falar-lhe em voz baixa? Por que gritas a uma pessoa quando estás aborrecido?

Os homens deram algumas respostas, mas nenhuma delas satisfez o mestre. Finalmente ele explicou:

- Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poder escutar-se. Quanto mais aborrecidas estejam, mais forte terão que gritar para se escutar um ao outro através desta grande distância.

Em seguida perguntou: - O que sucede quando duas pessoas se enamoram? Elas não gritam, mas se falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Quando se enamoram, acontece mais alguma coisa? Notem que quase não falam, somente sussurram, e ficam cada vez mais perto do seu amor. Finalmente, não necessitam sequer sussurrar, somente se olham e isto é tudo. Assim é quando duas pessoas que se amam estão próximas. Portanto, quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais. Chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

2 Comments

  1. Anônimo Says:

    Adorei! Já conhecia este texto da Clarice, e ela tem muitos textos óóóótimos! Não conhecia o seu blogger, apenas estava passando os canais da minha TV sem nada pra fazer quando parei no seu programa e você estava lendo esse lindo texto da Clarice e quase chorei quando você terminou, não costumo assistir a Canção Nova, pois não sou católico, nem evangélico, tenho mais ou menos um pensamento espiritual livre de religiões, mas já vi seu programa algumas vezes e gosto da energia que você passa ao transmiti-lo para nós espectadores...Valew! E poste mais textos que você se identifica aqui, seja da Bíblia Sagrada ou não..Abraço! :D

     
  2. Anônimo Says:

    Nossa maninho! Arraso esse post.
    Seu blog tah dimaisss... risos.
    Bju, dimaria.