É importante abandonarmos a falsa idéia de que existe só uma estrada para a santidade. Existem muitas estradas e cada um deve achar a sua e nela andar. Muitas vezes será preciso recuar, outras vezes, parar para tomar fôlego e prosseguir decididamente. Existirão momentos em que será preciso METANÓIA, uma mudança brusca de direção. Mas essa caminhada de descoberta da vontade de Deus só terá sucesso se houver escuta à voz desse mesmo Deus. Mas como Deus nos fala? Pelos quatro “P”s: Palavra de Deus, Povo, Padres e Prudência.

1º “P” = Palavra de Deus: A Bíblia com toda a certeza é uma fonte de revelação da vontade de Deus. Ali você vai encontrar muitas direções para todas as situações da sua vida, inclusive para decisões que precisam ser tomadas, e para a ecolha da sua vocação. Procure lê-la todos os dias. Se quiser ir um pouco mais fundo, escreva o que sentiu ao ler, a mensagem para aquele povo e para você, atualize, traduza para a sua vida o que está sendo dito ali. A Bíblia é sempre atual, sua mensagem é sempre nova;

2º “P” = Povo: Vocação é decisão pessoal, mas Deus nos fala também por meio das pessoas. Ver a pobreza do povo, ver sua fome de pão e de Deus pode suscitar dentro de nós a vocação. Os fatos do cotidiano precisam ser interpretados. Muitas pessoas querem que Deus lhes dê sinais concretos sobre o seu chamado. O que é mais concreto do que pessoas passando fome, vivendo na miséria? É Deus chamando, se “esgoelando” e achamos que Ele não está falando? Isso sem contar as pessoas com depressão, dependentes químicos, portadores do HIV, ateus ou pessoas que não sofrem com isso mas precisam ouvir a Palavra de Jesus. O povo é o maior sinal! É um modo autêntico de chamado;

3º “P” = Padres: Os padres, os Bispos, a Igreja são os anunciadores da Palavra. Deus nos fala por meio das homilias, dos retiros, dos documentos escritos pelo clero. O padre é um outro Cristo, é a presença de Jesus em nosso meio. Ouvir os padres é ouvir a Cristo! A leitura tem feito muitos santos, diz São Josemaría Escrivá. De fato, ler, ouvir, meditar o que a Igreja diz é um modo de ouvir a Deus e buscar a santidade. Procure conhecer os “escritos dos santos padres”.

4º “P” = Prudência: À primeira vista, pode parecer estranho, mas essa virtude é uma forma de Deus falar, e como Ele fala! Diria que para ouvir a Deus, em todas as situações, é preciso prudência. Cresce em Comunidades, Capelas, Grupos de Oração e Novenas, o número de pessoas com “complexo de Anjo Gabriel”: sempre têm uma “mensagenzinha” para nos dar: Cuidado! Podemos ser verdadeiros anjos na vida das pessoas, mas se não estivermos armados com o discernimento e a prudência, podemos fazer grandes estragos. Ouvir os irmãos que trazem mensagens de Deus é importante, mas é necessário usar um filtro, e um bom filtro, como a prudência. Da mesma forma, sentir um “foguinho no peito” não é o suficiente para discernir um chamado; vocação é coisa séria, é decisão para toda a vida. Sentir é algo muito bom, mas a fé e a vocação não podem estar fundadas em sentimentos.

(Trecho do meu livro .:Fala sério, é proibido ser diferente? )



0 Comment