Eu tive a alegria e a responsabilidade de ser produtor de um programa de filosofia na TV onde o diretor foi o Antonio Carlos Rebesco, o Pipoca. Professor da FAAP desde os anos 70 que tem um currículo de causar inveja a qualquer um. É um discípulo do grande diretor Dorival Dellias (o Chatô). Já dirigiu programas do Sílvio Santos, Chacrinha, Faustão, e tantos outros. Trabalhou com muitos espetáculos e foi um dos primeiros diretores dos teleteatros quando esteve na TV Cultura.

Dirigiu o primeiro Festival de Jazz no Brasil que foram dias e dias de transmissões ininterruptas. Sem dúvida alguma uma inovação e um desafio enorme. Mais de 30% por cento dos grandes shows da MPB foram feitos pela produtora que ele tem em São Paulo.

Quando temos alguém tão experiente assim, só podemos buscar aprender o máximo. Eu tive a alegria de participar de um Workshop com ele na recém-nascida FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação em São Paulo). Depois de conversarmos sobre o trabalho que realizamos juntos no programa de filosofia na TV, ele buscou sintetizar o papel do diretor de TV para alguns alunos do curso de comunicação daquela instituição.

Pipoca disse que o bom diretor é aquele que sabe juntar as peças e que quando o programa começa, tudo que foi planejado vai sendo executado e ninguém deve notar a presença dele. A exibição é a hora de conferir se o diretor faz ou não um bom trabalho. Ainda acrescentou que o bom diretor deve ter duas qualidades indispensáveis: humildade e ética.

Concordo e acredito que um diretor que é arrogante só prejudica a equipe. A humildade é um ótimo cartão de visitas para novas amizades e para bons relacionamentos com a equipe e um trabalho onde as pessoas não trabalham de bom humor pode ser comprometido. Nem sempre o coração da gente separa bem o profissional do pessoal. E ética mais que uma palavra que está na moda, é um compromisso constante de lutar pelo bem comum, de querer o melhor para a equipe, e não buscar apenas o sucesso pessoal, o que seria altamente prejudicial. Não apenas falar de ética e fazer dela um outdoor, VIVER a ética, os valores, a verdade, e ser feliz.

Eu creio que o bom diretor não é aquele que como um tirano sai gritando pelo estúdio ou na ilha de edição. Ele coordena sem humilhar. Sabe trabalhar com profissionais de longa data mas também tem a ousadia de integrar à equipe novos talentos, e ainda carrega consigo a paciência para lapidá-los. Deve ter também firmeza, voz de comando e prudência para resolver problemas grandes e pequenos.

Post Scriptum: Meu muito obrigado à equipe do programa em que trabalho “PONTO COM”. (Regiane, Lilian e Tici). De modo particular meu muito obrigado ao Luis Filipe, o “China”, meu diretor! Obrigado pelas oportunidades e aprendizados de cada dia! Obrigado também à Giovanna, à Glaucya, e ao Gabriel Chalita que me ajudaram a entender um pouco mais do que é fazer filosofia na TV durante as produções do programa "Vivendo a Filosofia"


Diego Fernandes

Para saber mais sobre o Pipoca acesse:

- Site da Pipoca Cine Vídeo

- Entrevista para o TUDO SOBRE TV













JOÃO PESSOA- PB !!!

Neste fim de semana viajo para JOÃO PESSOA- PB

Teatro Ariano Suassuna

Av. Mons. Walfredo Leal, s/nº - Tambiá – João Pessoa – PB
Contato: Karla Jane 83- 9986 5031 / 3244 3457



0 Comment