“A oração é a única forma de revolta que permanece de pé.”
Reflexões de um espectador culpado, de Thomas Merton


Esta frase de Merton nos leva a um caminho seguro: Revoltas, sem oração, sem o filtro da espiritualidade cheia de sinceridade, não levam a lugar algum. São vazias. Só fazem barulho. Choramingar, brigar, gritar... é o que fazem os que não têm Deus. Nós brigamos, choramingamos, gritamos, mas nos calamos...se preciso for. Saber o tempo de cada coisa... é a diferença que pode parecer sutil, mas é essencial. Outro texto de Merton, comentando Bernanos:


“ ‘Os santos’ — disse Bernanos [o conhecido autor do Diário de um pároco de aldeia] , ‘não são pessoas resignadas, pelo menos no sentido em que o mundo o acredita. Se sofrem em silêncio as injustiças que perturbam os medíocres, é de maneira a voltar contra a injustiça, contra sua face dura, toda a força de suas grandes almas. As cóleras, filhas do desespero, se insinuam e se debatem como vermes. A oração, afinal de contas, é a única forma de revolta que permanece de pé.’

Há nisso uma grande verdade sob todos os pontos de vista. Uma espiritualidade que prega a resignação em face de brutalidades ‘oficiais’, a anuência servil com frustração e esterilidade, a submissão total à injustiça organizada é uma espiritualidade que não mais se interessa pela santidade, mas se preocupa apenas com a noção espúria da ‘ordem’. Por outro lado, é tão fácil desperdiçar energia nos inúteis esforços daquela ‘cólera filha do desespero’, na recriminação vã que sente uma perversa alegria em culpar todos os demais quando fracassamos. Podemos certamente fracassar na realização daquilo que pensávamos ser a vontade de Deus para nós e para a Igreja. Mas simplesmente nos vingarmos com ressentimento contra os que nos atrapalharam não é voltar a força de nossa alma (se a temos) contra a ‘face dura da injustiça’. É outro modo de ceder a ela.

Pode haver um toque de estoicismo na linguagem de Bernanos aqui, porém não importa. Um pouco mais de força estóica não nos faria mal e não seria forçosamente um obstáculo à graça!”

Conjectures of a Guilty Bystander, de Thomas Merton
(Doubleday, New York), 1966. p. 165
No Brasil: Reflexões de um espectador culpado, (Editora Vozes, Petrópolis), 1970. p. 191


Estava com saudades de postar algo sobre Thomas Merton. Ele é um dos grandes mestres espirituais que tenho.
Se você quiser conhecê-lo visite o blog de nossa Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton

17 Comments

  1. MARGARETE FERNANDES Says:

    DIEGO VC É O MELHOR NAS ORAÇÕES......

     
  2. QUESTÕES DA VIDA Says:

    Realmente, temos q saber q há um certo tempo para cada coisa existente abaixo do céu.
    Mas o grande problema é nos educar para q sempre lembremos q somos criaturas, não somos criadores.

     
  3. Anônimo Says:

    “A oração é a única forma de revolta que permanece de pé.”

    Se as pessoas soubessem disso, mta coisa seria diferente...

    Tisss

     
  4. Unknown Says:

    E aew Diego td baum cara?

    Sou d Ribeirao Preto acabei d chegar do Hallel em Franca ... a sua música Folha em Branco me curou hj irmão ... Gostei pra caramba do blog cara ... gosto bastante d "Merton" Deus continue t abençoando cara ... Abraço
    Eduardo-eduardo.heber@ig.com.br

     
  5. Érika Augusto Says:

    Diego...

    Mando pra vc meu abraço e meu carinho...

    Força!!!! Paciência!!!!

    Tudo vai se resolver, no tempo de Deus...

    ~.~ Tamu Junto!!!

     
  6. Anônimo Says:

    Saiba que vc é realmente LUZ.....e que estamos rezando por ti!!!!
    Deus lhe proporcionara o melhor caminho.....

     
  7. Anônimo Says:

    OLA MEU QUERIDO MANINHO LINDO!
    QUE DEUS TE ABENÇOE!
    PASSEI PARA DIZER QUE NÃO IMPORTA ONDE VC ESTEJA OU O QUE ACONTEÇEU, VC ESTAR SEMPRE EM NOSSOS CORAÇOES, POIS O AMAMOS COM AMOR VERDADEIRO ,AMOR QUE ESTA JUNTO NAS TEMPESTADES,NOS FURACOES ETC.
    TAMU JUNTO IRMAOS PARA O QUE DER E VIER, NUNCA SE ESQUEÇA DISTO,SOMOS IRMAOS E AMIGOS. BEIJÃO DE TODA A FAMILIA. ERIKA, DIELSON,KAROLYNA E VINICIUS, BETH,TELLES, EDSON, MOCA, EMERSON,FABIANA,REIDNER, BRUNA,FLAVIA....erikalopesbh@hotmail.com

     
  8. Dielson Lopes Says:

    Diegão...
    "Há momentos em que as palavras não resolvem.
    Mas os gestos de Jesus demonstram amor por nós..."
    É DEUS quem sabe das suas necessidades meu irmão. É ele quem te sustenta e te levanta. É DEUS quem te faz ser melhor... Melhor pra você mesmo... Melhor pra mim.
    DEUS sabe o porque de ter colocado sua vida em cruz com a nossa (eu e minha família).
    É ELE quem sabe também porque nos fez afeiçoarmos tanto a você.
    Amigo Diego, Eu tenho um filho de 7 anos que você conhece -o VINÍCIUS - que na pureza do coração de criança, faz questão de demonstrar o quanto te admira.
    É claro que por mim mesmo, tenho motivos de sobra para declarar o quanto te admiro e peço a DEUS por você... Mas acontece que, ao conquistar o coração do meu filho, você simplesmente faz com seja enraizada em meu coração o fruto da amizade sincera e verdadeira.
    Você faz parte das minhas orações junto a DEUS.
    TAMU JUNTU...
    Deus te abençoe!!!

     
  9. Anônimo Says:

    :(
    Parva scintilla excitavit magnum incendium (?)

    Deus super omnia!

    Dum spiro, spero...
    Pax vobis...
    Ex corde,
    Talita.

     
  10. Unknown Says:

    Só te peço, de coração, uma coisa... Não desapareça de nossas vidas... Porque você já faz parte dela... Muitas vezes, lendo seus poemas, ouvindo suas músicas, não sei onde eu termino pra que você começe... Você faz parte de mim...
    E como é triste pensar que qualquer dia você não estará mais aqui, perto de nós...
    Te amamamos... (Tanto, tanto; sabe?) E precisamos de você, esta LUZ que ilumina nosso caminho à Deus...
    Obrigada por existir...
    E se um dia você fez com que a LUZ aparecesse em minhas trevas... Hoje eu quero ser luz pra você... Em você... E por você..!
    Amo... Amo mesmo!!!
    Menino especial!!!
    Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!!!!

    "- Ah! Eu vou chorar.
    - A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...
    - Quis, disse a raposa.
    - Mas tu vais chorar! disse o principezinho.
    - Vou, disse a raposa.
    - Então, não sais lucrando nada!
    - Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo."

     
  11. Anônimo Says:

    Eu nã estou entendendo nada. Mas percebo que as águas estão inquietas mais que o normal.

    Não temas a tempestade. Jesus, teu mestre, o fará andar sobre as águas.

    Dionea Menezes Oliveira

     
  12. Fernanda Mazoti Says:

    "Deus te vê,
    Não é indiferente a tua dor
    Deus te entende,
    quer te envolver de amor.
    Ele quer te fazer feliz
    Tem muitos planos e sonhos pra Ti
    Basta confiar...
    saber esperar...
    e Ele agirá"

    ... acho que suas próprias músicas nunca falaram tanto com vc quanto tem falado ultimamene né?!... rs

    sabe... seus textos fazem falta... sua poesia faz falta... sua música faz falta... vc faz falta... mas esse tempo se faz necessário... não importa o que aconteceu ou onde vc esteja, sentimos sua falta, mas sabemos que Deus tem cuidado de você...

    Espero que esse tempo seja repleto da graça de Deus e que vc possa colher bons frutos dele.
    Saiba que pode contar com minhas orações.
    Tamu junto!

    Que Deus abençoe

     
  13. Anônimo Says:

    Olá Diego tdo bem? Não sei se lembra de mim, mas todas as vezes que vc me vê me chama de Eliana Ribeiro, devido nossa semelhança, hehehe.Queria muito te dar um abraço no Hallel(Franca) e dizer o quanto Deus tem usado de sua vida para atingir a minha vida e a vida de tantos amigos meus. Confesso até que uma pessoa bem próxima me criticava quando eu ouvia seu cd, mas ao voltarmos de Franca eu o peguei ouvindo suas músicas e ao questionar ele me disse, é mudamos nossas opiniões...hehe, nada como conhecer verdadeiramente para: amar, ou deixar de amar e ele ficou com a 1º opção.
    Tenho sentido sua falta, mas olho na minha vida e vejo que há alguns anos me desliguei do Ministério(música) que eu + amava e o desligamento me fez crescer, pois não optei por parar, respirar e continuar, mas busquei outras formas de servir à Deus, em meio a minhas cicatrizes e alegrias que restaram dessa experiência.Desejo do fundo do meu coração que você ainda esteja presente aos nossos olhos. Agradeço por vc ter permitido que minhas amigas usassem sua música na introdução de seu TCC, agradeço por todas as vezes que te encontrei e fui tratada com respeito , agradeço por sua simpatia ao aceitar sempre tirar foto conosco e principalmente por vc sempre em chamar pelo nome. Isso tb é evangelizar.Aprendemos a admirá-los pela TV, mas o carinho tende a aumentar ou a cessar através do contato pessoal. Deus te guie nesse seu caminhar por "ÁGUAS MAIS PROFUNDAS".
    Grande abraço! Wilza-Americana
    wilzalisboa@hotmail.com

     
  14. Anônimo Says:

    Olá Diego tdo bem? Não sei se lembra de mim, mas todas as vezes que vc me vê me chama de Eliana Ribeiro, devido nossa semelhança, hehehe.Queria muito te dar um abraço no Hallel(Franca) e dizer o quanto Deus tem usado de sua vida para atingir a minha vida e a vida de tantos amigos meus. Confesso até que uma pessoa bem próxima me criticava quando eu ouvia seu cd, mas ao voltarmos de Franca eu o peguei ouvindo suas músicas e ao questionar ele me disse, é mudamos nossas opiniões...hehe, nada como conhecer verdadeiramente para: amar, ou deixar de amar e ele ficou com a 1º opção.
    Tenho sentido sua falta, mas olho na minha vida e vejo que há alguns anos me desliguei do Ministério(música) que eu + amava e o desligamento me fez crescer, pois não optei por parar, respirar e continuar, mas busquei outras formas de servir à Deus, em meio a minhas cicatrizes e alegrias que restaram dessa experiência.Desejo do fundo do meu coração que você ainda esteja presente aos nossos olhos. Agradeço por vc ter permitido que minhas amigas usassem sua música na introdução de seu TCC, agradeço por todas as vezes que te encontrei e fui tratada com respeito , agradeço por sua simpatia ao aceitar sempre tirar foto conosco e principalmente por vc sempre em chamar pelo nome. Isso tb é evangelizar.Aprendemos a admirá-los pela TV, mas o carinho tende a aumentar ou a cessar através do contato pessoal. Deus te guie nesse seu caminhar por "ÁGUAS MAIS PROFUNDAS".
    Grande abraço! Wilza-Americana
    wilzalisboa@hotmail.com

     
  15. Anônimo Says:

    DIEGO...

    Por favor...
    Não estou entendendo nada...
    Entrei no perfil do Revolução Jesus e o seu nome não está mais lá... e procurando vi várias papos, mas não tô gostando nada disso...
    Nos dê um explicação...

    Saiba que independente do que seja vamos estar aqui sempre te ajudando, rezando por vc...

    Não desanime nunca... Lutar é preciso, sempre!!!

    Não deixe ninguém apagar seu brilho...
    Vc é LUZ!!!

    Deixe um post explicando tudo direitinho... sobre o que tá acontecendo, como vc tá e talz...
    Por favor!!!

    BjOOoOoO,
    Fica com Deus!!!

    E TAMU JUNTO pra sempre!!!

     
  16. Anônimo Says:

    oi Diego !!!!!!!!!!
    sabia que aqui estamos tds rezando por vc !
    Na onde vc estiver agente estara junto com vc pois vc é um ANJO nas nossas vidas e td vai se resolver!!!!!!
    As vezes passamos por uns momentos de atribulaçoes mais depois vem a calmaria!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Só pesso uma coisa nao suma das nossas vidas pois vc ja fiaz parte dela vc é um irmao para mim ,vc conseguiu converter um amigo meu que agenet nao tinha mais esperança!!!!!!!!!!!!!!

    porfavor me escreve carlarobertaalmeidarodrigues@hotmail.com
    90151934413989
    Tamu junto
    e lembre-se quem tem um amigo tem um anjo !!!!!!!
    pode contar com agente!!!!!
    bjim
    Carlinha de Limeira

     
  17. Anônimo Says:

    Diego a Paz!
    Gosto muito de vc, acredito que Deus tem muito para vc ainda!!!!
    Fique com Deus!