As águas de Siloé, na Palestina, regam Jerusalém. Na Bíblia, lemos que desde a criação do mundo “o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gen 1,2). Jesus Cristo se apresenta como Senhor e fonte das águas: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba” (João 7,37-39).
             O máximo que um ser humano consegue sobreviver sem água são três dias. Sem comida, 28 dias. Não é redundante afirmar que a vida depende da água. Essa constatação aponta para a urgência de cuidar, economizar e educar para uma cultura de preservação e conscientização. É caso de vida ou morte.
O Planeta Água está morrendo de sede. Sede de pessoas que valorizem esse bem público e natural que temos. Homens e mulheres que estejam conscientes, mas livres de alarmismos estéreis e apocalípticos.
             O que fazer? Abusar menos. Preservar mais. Refletir, agir e abandonar o indiferentismo que geralmente se observa na maioria das pessoas quando campanhas de educação ambiental são inauguradas. Chegamos a esse ponto porque nos iludimos, pensando que a água nunca acabaria. Desperdiçamos. Poluímos. Adiamos projetos. Esquecemos que muitas culturas só se desenvolveram por causa da água. Agricultura. Navegação. Geração de energia. Transporte. Alimento. Criação de animais terrestres e aquáticos.
               Para a maioria das religiões, a água tem um valor sagrado, comunitário e ritual. Isso inclui o hinduísmo, cristianismo, judaísmo, islamismo, xintoísmo. Água para beber. Sobreviver. Rejuvenescer. Batizar. Purificar. Expulsar o mal. Agitada, é maldição e desordem. Calma, é bênção e ordem. No continente asiático, ela manifesta a origem da vida e a renovação corporal e espiritual. Simboliza fertilidade, pureza e sabedoria.
         (...) É urgente a criação de políticas públicas que não fiquem apenas no papel, assim como o incentivo à pesquisa universitária e a difusão do conhecimento científico nas diversas áreas sobre a temática da água. (...).

P.S: Este artigo que publico aqui por ocasião do Dia Mundial da Água o escrevi em 2007 e foi publicado em diversos sites. Aqui há um link disponível: http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/smartsection/item.php?itemid=26

0 Comment