Assistir ao filme O Homem das Cavernas é uma experiência incrível. Há sempre aquela curiosidade de saber como agiam nossos ancestrais, seu jeito de falar, de se relacionar, comer etc. Verificar o passado “familiar” é coisa que pode gerar traumas, alegrias, desespero, riso e choro. Vendo O Homem das Cavernas é espantoso verificar como o conceito de beleza mudou. Em relação às mulheres, as gordinhas faziam sucesso com os homens e as magrinhas eram desprezadas. Hoje é exatamente o contrário, o padrão de beleza que a mídia passa e as pessoas aderem, é o de que as gordinhas não são tão interessantes. O melhor é ser magérrima! Busca neurótica pela perfeição do corpo, que faz mulheres turbinadas, “plastificadas”, siliconadas, beleza postiça. Ainda bem que no Brasil tem o “Rei” para defender as gordinhas que fogem dos padrões impostos, mas que conseguem ser elas mesmas:

Coisa Bonita (Roberto Carlos)
Amo você assim e não sei porque tanto sacrifício Ginástica dieta não sei pra que tanto exercício Olha eu não me incomodo um quilinho a mais não é antiestético Pode até me beijar pode me lamber que eu sou dietético Não acho que é preciso comer de tudo que tem na mesa Mas passar fome não contribui em nada para a beleza Já no passado os mestres da arte diante da formosura Não dispensavam o charme de uma gordinha em sua pintura Gosto de me encostar nesse seu decote quando te abraço De ter onde pegar nessa maciez enquanto te amasso Eu não sou massagista e não entendo nada de estética Mas a nossa ginástica é mais gostosa e menos atlética Coisa bonita, coisa gostosa, quem foi que disse que tem Que ser magra pra ser formosa? Coisa bonita, coisa gostosa (Disponível em http://roberto-carlos.letras.terra.com.br/letras/48568/ . Acesso em 19/05/05, grifo meu)
A música de Roberto Carlos deve ter sido um afago, um carinho no ego para muitas gordinhas. O “Rei” critica de forma muito sutil quem despreza este tipo de beleza tão diferente dos padrões atuais.
Prova de que o conceito de beleza mudou é que muitos dos nossos avós até hoje afirmam quando nos vêem magros: “Tem que comer mais para ficar forte!” Há poucos anos a beleza, estava ligada mais ao conceito de saúde.
O filme além de despertar essa curiosa maneira de ver a beleza, revela que o homem nasce com uma tendência natural para a arte. A comunicação artística da escrita nas rochas, com desenhos de animais e cenas do cotidiano revela a enorme capacidade que o ser humano tem de se expressar. É o “Belo da Caverna”, que retrata o mundo artístico da “Idade da Pedra”. Riqueza cultural e artística que sobrevive até os nossos dias! O homem pode escolher ser o que quiser na vida. O caminho das artes é um dos mais belos. Quem é artista, torna-se imortal, eterniza sua vida, mente, jeito, gostos, amores e revoltas. Escrever na pedra é um jeito de ser poeta sem mesmo saber que a poesia existe. “Belo da Caverna” que comunica, cria signos, significa, estabelece maneiras de relacionar-se entre si e entender o mundo simbólico.
O homem que descobriu o fogo e transformou a vida de todos ao seu redor descobre que a arte também tem um poder tão grande como o do fogo. A brutalidade de um homem das cavernas parece desaparecer diante da sensibilidade artística de seus desenhos.
Filme surpreendente! Vale a pena assistir e parar para pensar um pouquinho!

++++++++++

Ah!!! ESTOU MUITOOOOOOOOOOO FELIZ ... MEUS LIVROS ORAÇÕES CURTINHAS E FALA SÉRIO! É PROIBIDO SER DIFERENTE? já venderam juntos, 40 MILLLL exemplares...
estamos na 4º edição em apenas 3 meses!!!

Falowww
SEM MEDO DE SER DIFERENTE!!!
Diego Fernandes

11 Comments

  1. Anônimo Says:

    A paz Diego..sempre dou uma passadinha no seu blog, nunca dá tempo de comentar..mas hj estou aqui!!..rss..que agradáve essa matéria....fiquei super empolgada p/ assistir o filme!!... Obrigada por que no fundo no fundo..sei que a sua intenção em deixar suas mensagens, seus versos, prosas, poemas é de simplesmente colorir e encher de alegria a nossa vida!!
    Fique sempre na Paz de CRISTO que nos ama mtoooo!
    Abraços graternos! :)

     
  2. Anônimo Says:

    Oi Dieguito!
    Lembra de mim? Acho que não , né?! Também, faz tanto tempo que não passo aqui... É que mudei pra Niterói pra fazer facul de psicologia no Rio, e lá onde moro to sem computador... :-( Nem deu pra ler tudo. Vou ver se consigo passar aqui amanhã!
    Um abraço!
    Tava vendo vc na Cn agora... (E acredita que lá não funciona CN também?! Mas eu sobrevivo! rs)

     
  3. Anônimo Says:

    Ola meu amigo Diego!!Saudades!!Sempre passo por aqui, mas nunca deixo recadinho, hj resolvi escrever um pouquinho...Bom, primeiro quero te parabenizar pelo blogger que eh muitoooo bommmm. Segundo, gostaria de te dizer que amei a sua participacao no show do entoai salmos, achei muito justo vc ter participado e cantado tambem!! Ficamos aqui eu e o Alvaro assistindo por quase uma hor ao show, o Wendel tambem arrasou, alias todos arrasaram. Esse CD foi uma bencao pra nos, nos leva a oracao profunda com Deus!!Bom enfim, nao era nada do tema que vc falou, mas... ta ai o meu recado...
    Beijos e Fique com Deus
    Ana Cristina - JP

     
  4. Anônimo Says:

    OI Diego... amei essa noticia... parabens pelos livros... que Graça... tbm gostei sobre as gordinhas... nós somos descriminadas...hauhauhau... desculpa te encher o saco no interativo... sabe como é mãe... pedido de mãe não se nega...

    Fica com Deus
    Té +
    Fui

     
  5. Anônimo Says:

    A paz Diego!
    Parabéns pelos livros. E também pelo blog que ale é um dos melhores que u frequento, tá? /Eu fico muito feliz de ver jovens talentosos e autênticos, sabe? Continue escrevendo. Semana que vem estrei ai em Cachoeira.
    Em Cristo,

     
  6. Anônimo Says:

    Oi, quanto tempo que não passo aki? to cum xaudades...
    Bom o seu blog a cada dia melhor...
    Ler os seus artigos me fazem crescer, amadurecer, compreender...
    Pois a sua sabedoria me ensina a cada vez que entro aki...
    Já tem um tempão que não recebo os seus mails!
    Entra no meu flog e comenta...
    www.flogao.com.br/lesouzarj
    Vou fika aguardando...

     
  7. Anônimo Says:

    Eii Dieguito tudio bem?? Seu blog ta d+++. Q Deus possa continar te abençoando que vc possa continuar evangelizando pelo Brasil inteiro pq o mundo tem fome e sede de Deus.
    Torço por vc.. Ah e Q Deus também possa continuar abençando seu namoro e que vc mais a ana possam continuar dando testemunhos aos jovens. Fala Serio! É proibido ser diferente..
    Bjos te adoro..
    Dê sua amiguinha Megg

     
  8. Anônimo Says:

    oie....
    a paz de Jesus...é esse texto mostra exatamente aquilo que o mundo tem feito com as pessoas....ahhhhhh esse "padrões" como fazem mal a genti....
    complika tanto a vida issu neh?! (risos)...é....ainda bem....que so me basta saber que Deus me ama...que Deus ama todos nossssss......exatamente assim neh...como nos somos =)
    eh ELE É LINDÃO mesmo...(como diz o Dunga) hehehehe...
    Deus abençoe vc!
    fik na PAZ.....

    Enorme abraço...

    /Vatália_Araújo =)

     
  9. Anônimo Says:

    OI Diego, estou super feliz por ter achado seu blog pois te admiro mt e sou super fã do seu livro Fala sério! é proibido se diferente?. Eu de add no meu orkut e espero q vc aceite meu convide como sua amiga, quero mt troca umas ideias com vc. Parabéns acho vc uma pessao mt legal q ama e confia mt no poder de Deus e espero q vc continue levando aos jovens a palavra de Deus atraves de sua habilidades, q Deus te inlumine hj e sempre! AMÉM!!
    Gostaria mt q vc me enviase um email... o meu é tami_riberio@hotmail.com pode add tbm.
    Bjs fika na Paz do Senhor e td de bom pra vc nessa sua caminhada, blz!

     
  10. Anônimo Says:

    Gratidão de Amigo

    Pela amizade que você me vota,
    por meus defeitos que você nem nota...
    Por meus valores que você aumenta,
    por minha fé que você alimenta..
    Por esta paz que nós nos transmitimos,
    por este pão de amor que repartimos...
    Pelo silêncio que diz quase tudo,
    por este olhar que me reprova mudo...
    Pela pureza dos seus sentimentos,
    pela presença em todos os momentos...
    Por ser presente, mesmo quando ausente,
    por ser feliz quando me vê contente...
    Por este olhar que diz "Amigo, vá em frente!"
    Por ficar triste, quando estou tristonho,
    por rir comigo quando estou risonho...
    Por repreender-me, quando estou errado,
    por meu segredo, sempre bem guardado...
    Por seu segredo, que só eu conheço,
    e por achar que apenas eu mereço...
    Por me apontar para Deus a todo o instante,
    por esse amor fraterno tão constante...
    Por tudo isso, e muito mais eu digo:
    "DEUS TE ABENÇOE, MINHA QUERIDA AMIGA.
    Bjs
    Ps.: Acessa o meu flog...

     
  11. Anônimo Says:

    e aê, Diego, pelo contrário, não sei se lembra do meu físico, rsrs sou magra demais!!! E as gordinhas pelo contrário pegam no meu pé, que devo engordar,nossa como vc é magra, é um saco!!!Entrei até nuam comunidade no orkut que fala assim: " sou magra de ruim e daí??"
    Poxa, deve haver o respeito, isso enche a gente!! aqui vai meu desabafo!!rsrsrssr Carol- Goiânia