Meus amigos queridos. Vocês que acompanham a minha vida aqui. Sâo meus blogueiros...
Um presente...de Natal e Ano Novo...
Postei um texto que será publicado na Revista da Canção Nova de Março!
Sem dúvida... vcs... aqui tem notícias em primeira mão..rss Bjão !
Espero que curtam e comentem.
Já ia me esquecendo... essa foto... é do Rafão... meu amigo que muito amo!
Aí embaixo está a artista plástica e amiga.. Tais (Palhaça Pipoca) ... pra quem não sabe eu sou o Palhaço Groselha... kkkk só vcs viu... A foto foi tirada na casa do Eraldo e da Cris da CODIMUC... esse macarrão foi tuuudoooo de bom! Macarrão com frutos do mar! Eu amooooooooooooooooo! Comendo com amigos ainda... fica perfeito!!! O sinal que estamos fazendo é coisa do Rafa... segundo ele é a letra "L" de L - OUCOS DE JESUS! Fala sério!!! Bom vamos ao texto... não esqueçam de comentar amigos... bjão...
Jovem: problema ou mistério?
Um amor que não liberta, não é amor! Santo Agostinho disse que "aquele que não é amado por ser o que é, na verdade não é amado". Há quem pense que escravizar é o mesmo que colocar limites, mas proteção é algo bem diferente de escravidão. Cuidar pode ser uma forma mascarada de aprisionar. Quem ama, ensina o outro a ser ele mesmo. Não reprime, coloca limites sem provocar traumas. O amor não sobrevive sem a liberdade. Como escrevi no meu livro Fala Sério! é proibido ser diferente?, amor que prende é amor doente!

Nós, jovens, precisamos de pessoas que acreditem na gente, que valorizem nossas capacidades e possibilidades, respeitem nossa autenticidade e nos ensinem a viver com os pés no chão. Sentimos a necessidade de buscar nossa identidade, nosso verdadeiro eu. Muitas vezes, para sermos amados e aceitos nos encaixamos nos padrões estabelecidos pelo grupo e acabamos nos anulando. Deixamos de ser quem somos, deixamos de ser jovens! E viver como se fosse outra pessoa é algo desesperador. Como disse o filósofo Kierkegaard,“o desespero mais comum é o de não se ter escolhido ou de não se querer ser quem é; porém, a forma mais profunda de desespero é escolher ser outra pessoa que não a si mesmo.”

A vida precisa ser vivida da melhor forma possível! E somos aprendizes, estamos em construção, perdoem-nos pelo transtorno! A nossa história é um processo de mudança constante, queremos curtir, e sabemos que as regras ao invés de nos aprisionarem, nos mostram que é preciso ter segurança para viver a liberdade. Agora, um pedido meu que se une ao do Apóstolo Paulo: Por favor, que ninguém nos impeça de ser jovem, que ninguém nos despreze por sermos jovens!

A frase “o jovem é um problema!” é um reflexo do pensamento científico e seu reducionismo, que deseja resolver tudo, já que é só questão de técnica e “jeitinho brasileiro” para encontrar “as soluções”. O filósofo Gabriel Marcel diz que “a vida não é um problema a ser resolvido mas um mistério a ser celebrado!” O jovem precisa ser visto não como um objeto a ser estudado, ou um problema a ser resolvido, mas sim como uma presença, um Ser, uma Pessoa, um mistério a ser contemplado e celebrado.

Festejar o tempo! Celebrar a vida! Curtir cada momento! Fazer o bem sempre! A vida é como um livro. A gente vai escrevendo cada dia e de repente Deus nos tira a folha e não há tempo para correções. Por isso é bom fazer as pazes consigo mesmo, com a própria vida e aproveitar o tempo, sem prejudicar-se e sem prejudicar a ninguém. A juventude precisa ser bem curtida e escrita! Neste ano, no mês de outubro, lançarei meu primeiro CD. A música tema será “FOLHA EM BRANCO”. Ela traduz o que quero dizer a todos: A vida segue seu rumo/ Vou escrevendo minha história / A cada dia eu recebo / Uma FOLHA EM BRANCO do Criador / Vou escrever o HOJE / sem me preocupar com o amanhã / Sim, já passou o ontem / Só quero ficar com o que é bom! / Eu não tenho medo de tentar / Parar/ Pensar / Viver/ Mudar!

Essa é a hora! A chance Deus dá, a gente tem que agarrá-la com todas as forças! Que ninguém nos impeça de sonhar! Desistir? Nunca! Curtir cada momento! E quando falo “curtir cada momento” não estou dizendo que é para deixar a linda aventura da existência no “piloto automático”. Não sou a favor da moral do “Vale Tudo”, ou a do “Deixa acontecer”, muito menos daquela outra identificada pelo teólogo Thomas Merton. Ele diz que “a teologia moral do demônio parte deste princípio: “prazer é pecado”. Depois continua, à laia de dedução: todo pecado é prazer.” Vivamos os prazeres da vida com equilibrio, para que o prazer não se transforme em obrigação, doença, ou prisão. O pecado mora no exagero!

O homem é um mundo! Nós, jovens, precisamos de pessoas que celebrem a vida conosco e entendam que estar errado é diferente de ser errado! Não somos problemas, e sim mistérios, pessoas que sonham, têm desejos, prazeres, querem mudar o mundo e sabem que a mudança começa por dentro...e não pára...NUNCA!

Diego Fernandes

7 Comments

  1. Elizandra Santos Says:

    Belo texto Di....parabéns

     
  2. Anônimo Says:

    DIEGO, MUITO MASSA ESSE TEXTO,CONCORDO QUE O JOVEM QUE SE ANULA PARA SER AQUILO QUE OS PADROES EXIGEM E DEIXAM DE SER O QUE SÃO OU QUE GOSTARIAM QUE FOSSEM, E DESESPERADOR É CONFUSO PASSAM A ACHAR QUE JUVENTUDE NÃO É ESTADO DE VIDA E SIM, A PIOR FASE DE SUA VIDA, MAS LEVANTAR A AUTO-ESTIMA DO JOVEM É O QUE PRECISAMOS POIS SER JOVEM NÃO É PROBLEMA MAS GRAÇA DE DEUS, QUE TODOS NÓS JOVENS POSSAMOS PENSAR EM SERMOS DIFERENTES FAZENDO A DIFERENÇA SENDO QUEM SOMOS E BUSCANDO A CADA DIA UMA VIDA NOVA EM CRISTO.

     
  3. Anônimo Says:

    Diego, seu texto é muito interessante concordo com voce e também acho que quando nós, jovens, somos chamados de "problema" somos minimizados, saimos da categoria de pessoas e nos tronamos meras contas de matemática.
    Concordo com Adriana ( a bloggera acima) Quando deixam de colocar a juventude como um estado de vida, um estado onde somos formando e nos conhecemos, e passam a denominar a juventude como a pior fase de nossa vida...

    Deus abençoe vc e que vc possa continuar escrevendo assim.
    Seu textos são obras de arte !!!

     
  4. Anônimo Says:

    Em primeira mão para os blogueiros! Que moral, hein...rs
    O texto tá show, a linguagem é boa, e o texto cheio de verdade.
    Deus te abençõe hj e sempre.
    Abraço.

     
  5. Anônimo Says:

    Amigo lindo..
    saibas que minha vida sentio de perto esta experiência de ter que ser uma folha em branco...agora na virada da vida...total virada...estou eu aqui...SENHOR que será de mim??
    Saibas vc foi muito um exemplo e palavra de fé pra mim...guardo na caixinha do meu coracão tudo que vc me falou cada dia...vc é demais..
    Obrigada..
    Conto com vc em 2006..
    Beijos..
    Dri

     
  6. Anônimo Says:

    NOSSSSSSSSSSSSSSSAAAAAAAAAAAAAAAA
    MUITO LINDA ESTÁ MATÉRIA!!!!!!!!
    DIEGO,MEUS PARABÉNS ,MAIS UMA VEZ VC ARRASOU,QUE DOM MARAVILHOSO QUE DEUS TE DEU DE FALAR DA JUVENTUDE A TANTAS PESSOAS,PESSO A DEUS QUE CONTINUE LHE ABENÇOADO E LHE CONDUZINDO MAIS E MAIS A SER A DIERENÇA NÃO SÓ EM 2006 MAS DURANTE TODA SUA VIDA!!!!!!!!!!!!!!
    DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE
    UM GRANDE BEIJO

     
  7. Anônimo Says:

    Adorei a matéria Deigo.
    Super bem escrita com texto claro e direto!( coisa de estudante de jornalismo)
    Você disse tudo e um pouco mais sobre a juventude.
    Parabéns!!!
    Ah!! olhei sua matéria por curiosidade pois vc havia dito sobre ela no programa de hj 23/01/2006
    beijusss e fique na Paz!!