Democracia? Será que é isso?
Por Diego Fernandes

Achei o filme Olga muito lindo. Esteticamente conseguiu superar minhas expectativas. É bom recordar tudo o que vi, confrontar com a realidade da época e a atual. Se for para falar de democracia no Brasil, por favor, alguém me ajude porque não consigo acreditar que democracia seja votar em alguém que não é si próprio, mas um personagem criado pelas campanhas publicitárias de 200 milhões ou mais. Diretas já? Collor, Pitta, “PT-Lula-Lá”, bons produtos da “democracia”? Eu creio que ela não seja esse castelo de ilusões que foi criado durante os últimos anos. Agora a areia movediça sufoca aqueles que estavam travestidos em peles de cordeirinhos mas que na verdade se portam como tiranos, ditadores, corruptos. Candidatos sem propostas, campanhas milionárias, congressistas que não trabalham, que ganham horrores, que tiram férias de 90 dias, um governo do jeito que é o nosso, é democrático?
O partidarismo que Olga viveu, ainda está VIVO, e a cada dia fica mais “fortinho!” Partidarismo perverso e criminoso onde o governo se confunde com o partido. PT se confunde com Lula, Brasil com comunismo-socialismo e idéias marxistas. Viver juridicamente o presidencialismo e ter muitos partidos não significa viver a democracia. O que acontece hoje com o PT ? Está sendo desmascarado! Mas Criticar o PT muitos dizem que é impossível porque ninguém tem “moral” para isso. “Quem não tem sujeira que atire a primeira pedra”, dizem. A ditadura acabou? O totalitarismo morreu? É um morto-vivo! Vemos isso há dias na TV! O “partido único” está aí para quem quiser ver!
Outra prova desse partidarismo é o acordo assinado pelo ministro de Educação do Brasil, Fernando Haddad, e o embaixador de Cuba em Brasília, Pedro Núñez Mosquera. Esse acordo é para que o Brasil utilize o método cubano de ensino (sic). Eu fico pensando “cá com meus botões”: o que aprender com um país cuja constituição adota o princípio de "promover a formação comunista das novas gerações"? Isso é educação ou doutrinação para fins ideológicos-políticos?
Lula e Olga, viveram em épocas diferentes mas tem algo em comum: os ideais comunistas. Ao assistir o filme Olga, começam a “brotar” alguns questionamentos muito semelhantes aos de Percival Puggina e Rodrigo Constantino publicados na Internet. Transcrevo-os aqui para encerrar este meu breve comentário na tentativa de tirar as vendas dos olhos de quem quiser ficar com o que é real e abandonar o castelo de ilusões cinematográficas.

“Quantos líderes e membros da Ku Klux Klan também amaram suas esposas, seus filhos, seu país e agiram sob a convicção de estarem, sob risco pessoal, fazendo a coisa certa? Não eram humanos e não levaram suas convicções ao martírio os terroristas que se arremessaram contra as Torres Gêmeas? Há nesse tipo de filme uma irritante malícia e um soberbo menosprezo ao discernimento das platéias. Assim como Prestes em 1935 comandou a Intentona Comunista na qual oficiais do exército brasileiro assassinaram colegas de farda enquanto dormiam, assim também as idéias pelas quais Olga e Prestes lutaram respondem pela morte de cem milhões de seres humanos no século passado e instituíram os regimes mais genocidas, prepotentes e retrógrados que a humanidade concebeu. Nas muitas nações em que foi instituído a ferro e fogo, o comunismo não produziu um único caso de sucesso e não pôde apresentar à civilização um só estadista. Mas isto jamais é dito.”(PUGGINA, Percival. Os brutos também amam. Disponível em http://www.puggina.org/2003/publicados/news.php?detail=n1094406465.news Acesso em 20-07-05, grifo meu)

“O sonho romântico e utópico pelo qual Olga lutou foi o mesmo que matou de fome mais de vinte milhões na URSS de Stalin, ou cerca de sessenta milhões na China de Mao Tse Tung. Foi o mesmo comunismo que levou Pol-Pot e seu Khmer Vermelho a exterminarem um terço da população do Cambodja. A mesma ideologia que faz com que Cuba e seu ditador Fidel Castro transformem uma bela ilha num verdadeiro presídio de miseráveis. O mesmo regime que lançou o Chile de Allende no caos social. A "solidariedade" pela qual lutava Olga e seus aliados, financiados e treinados como terroristas pela NKVD, é a que trouxe tanto terror e sangue ao mundo no século passado. Será que um filme que oculta tudo isso não deveria incomodar? Será que as manipulações que tentam transformar em opostos os primos nazismo (nacional-socialismo) e comunismo não devem despertar revolta? Será que a tentativa de alçar ao patamar de heroína uma espiã do regime mais cruel que a humanidade já vivenciou não deve nos angustiar?” (CONSTANTINO, Rodrigo. A Olga de Sader. Disponível em
http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=2551 Acesso em 03-09-05.)

Visite o site http://escolasempartido.org/


3 Comments

  1. Anônimo Says:

    Que coincidência!! Agora há pouco eu estava lendo uma postágem de um ex-professor(não concordo com esse adjetivo, mas...) e olhe que incrível semelhança entre o seu artigo e o dele, inclusive frases "cá com os meus botoes" e "assistindo... uma reflexão...num sei o quê" (desculpe aí o mau jeito, mas é que eu realmente estou espantada).
    Não deixa de ver não... cês tão dando um show!!!
    Anota aí: decoduarte.blogspot.com
    O nome do artigo é CIDADE DOS HOMENS
    PS: digita vc memo este endereço, porque se vc recortar e colar, pode não abrir.

    DIONEA OLIVEIRA "PHILEIN"

     
  2. Anônimo Says:

    olá Diego! Saudade! vi o filme, chorei demais.. cenas fortes e resolvi estudar sobre ela e no meu trabalho a contadora, tinha uma relíquia..o livro, bem antigo, as folhas bem amarelas pelo tempo.. tô lendo e entendo um pouco do que se passou naquela época!! muito bom!um filme que vi você comentando foi: Fabuloso destino de Amelie ... acho que escreve seu nome assim.. cara, muito massa, mergulha noutro mundo, refleti em muitas coisas..carol Goiânia

     
  3. Anônimo Says:

    Oie...Queria só fazer uma perguntinha...
    Na foto antiga..
    Vc é o ..
    Penultimo da fileira de baixo?
    Num ta muito nitido o foco mas tô vendo..
    É vc Dieguinho??? *-*
    Bom..e qnto ao filme..
    Eu num assisti ainda naum..mas agora deu vontade!!
    Achei q num valia a pena mas pela crítica..
    Vai ser o próximo!!
    Bjinhus Carinhosus!!


    By_NiNa* - NiNiNhA*