"É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Russell)
Uma das coisas que mais experimento na vida é de um lado o preconceito dos que exaltam a razão e esquecem a fé, e do outro lado o orgulho dos que vivem a fé e acham que ela é inimiga da razão e loucamente se consideram superiores aos demais. Uma anti-propaganda religiosa alienada e alienante. Meu sonho? Que as pessoas entendam as frases:

A VERDADE LIBERTA!
RELIGIÃO NÃO É PRISÃO, É LIBERDADE, É LIBERTAÇÃO!
SER DE DEUS DÁ PRAZER, ENCHE A VIDA DE SENTIDO!

Que os que estão fora abandonem as ilusões de seus preconceitos infundados, e que os que estão dentro aprendam a viver a liberdade com responsabilidade sem forçar ninguém para abraçar a fé, como diria João João Paulo II.

Cada ser humano tem seu processo, cada um descobre a verdade sobre si e sobre as coisas na medida em que se abre para o conhecimento e para a graça de Deus. Do contrário, religião vira prisão, repressão, moralismo pedante que só atrapalha e gera pessoas neuróticas. A religião de Jesus é a do equilíbrio e é exatamente em relação a isso que me pergunto os todos os dias. Estou sendo livre? Estou deixando as pessoas livres para encontrarem o equílibrio? Continuemos nossa busca...

Se o fruto da minha espiritualidade for a liberdade, com toda a certeza estarei seguindo os passos de Jesus! Agora, se o fruto das minhas “rezas” é uma cobrança injusta dos demais, se me transformo numa espécie de xerife do meu grupo de oração o “deus” com quem mantenho contato não é o Deus verdadeiro. Neste último caso é preciso ter muita prudência e paciência para arrancar de dentro de si as falsas imagens de Deus e o apego estéril a um legalismo alienado. Cada vez mais percebo que é urgente proporcionar o encontro das pessoas com o Deus que é amor! Ele é amor! Repitamos sempre e experimentemos esse Deus que não é adocicado, que exige de nós coerência, mas que não nos impõe leis à queima-roupa.

Lembremos sempre...Cristo LIBERTA! Religião é liberdade nunca prisão! Sabendo disso não invente teorias batizando-as de cristãs. Seja livre! Seja de Deus! Seja você mesmo!

Diego Fernandes
http://diegofernandes.blogspot.com
Post Scriptum: Depois da leitura do texto sugiro que amplie suas reflexões assistindo ao filme "A VILA". A foto postada é uma referência a ele.

4 Comments

  1. Anônimo Says:

    amei o tema: Religião não é prisão,
    sou apaixonada pela Canção nova e assisto quando posso ao programa ponto.com
    Parabéns a Lílian , Diego e todos da Tv Canção nova
    ass: Roberta Ligeiro de Muriaé-MG

     
  2. Anônimo Says:

    Oi!eu amei o artigo...te mandei um e-mail pedindo outras dicas...se puder responder!!Fique com DEUS!
    Priscila

     
  3. Anônimo Says:

    DE :BRUNA RAFAELLA. Diego gostei muito do seu blog jà lhe seu livro "Fala sério é proibido ser diferente?" e também já li seus arigos no portal canção nova.Moro em Juazeiro da Bahia e estudo Comunicação Social-jornalismo.Um dos artigos que mais gotei foi aquele "rostituição de classe" também lhe vi em petrolina no Kairós foi ótimo vc pregou muito bem.Tenho 20anos.

     
  4. Anônimo Says:

    Oi diegao sou a beth moro hem MG e estou aqui pra te falar o quanto gosto de vc principalmente quando vc esta cantando cara vc esta cantando MUUUUUUUUUUUIIIIIIIIITO que isso, continue sendo assim humilde que cm seu testemunho vc leva muitas almas pro ceu spu sua amiga no orkut ve se acita meu depoimento ai ta.Que JESUS TE ABENÇPOE MAIS E MAIS SUA CAMINHADA VC E UM ESPELHO DE DEUS NA CANÇAO NOVA PARABENS.BJOS BETH