O vídeo acima faz parte do meu trabalho de conclusão de curso (Com. Social -Rádio e TV). Vale a pena! Abaixo um artigo que escrevi para uma revista. Ela fala do meu trabalho e grande sonho. Sou muito feliz por ser professor de filosofia para crianças...

Filosofia para crianças? Isso é possível?

A filosofia para crianças não é apenas possível. É urgente e necessária para a formação de nossos pequenos. Formação que é diferente de treinamento para vestibular ou doutrinação com conceitos enlatados. Desde a década de 60 Matthew Lipman propôs o programa pedagógico de Filosofia para crianças e já são mais de 50 países que adotaram a idéia. O Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) foi fundado em 1985 e está presente em mais de 700 escolas atingindo o cotidiano de mais de 205 mil alunos.

As crianças necessitam de alguém que lhes mostre caminhos para desenvolver a capacidade crítica e a criatividade diante de um modelo de mundo "competitivo". A filosofia não vai preparar seu filho para um vestibular, mas para a vida toda. Ela vai ajudá-lo na construção das questões mais essenciais. Vai colocá-lo na trilha da liberdade de pensamento para não aceitar qualquer oferta ou idéia e ao mesmo tempo adquirir a capacidade de ouvir e respeitar as outras pessoas e suas opiniões.

É preciso ultrapassar o método de ensino apostilado, onde cada conteúdo não traz surpresa e fascínio, pois vem pronto, embalado, como produto de supermercado. Não podemos achar que educação é a mera repetição de frases ensaiadas em uma apostila. Isso é decoreba. O que importa é que cada conteúdo leve os alunos a se descobrirem "gente". São pessoas que têm sentimentos. É por isso que nossa filosofia para crianças busca seguir dois conselhos de Aristóteles: valer-se da razão e valer-se do coração. Utilizamos teatros, músicas, vídeos, ilustrações, debates, e tudo para que a criança tenha prazer em aprender. Como disse a poetisa mineira Adélia Prado "Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento".


Diego Fernandes
Professor de Filosofia para crianças

0 Comment