Um dos grandes mestres espirituais da minha vida é Thomas Merton. Sem dúvida alguma desde quando li o primeiro primeiro livro dele "Homem algum é uma ilha!" minha maneira de orar foi revolucionada. Meu jeito de ver a religião e as pessoas passou por uma transformação incrível. Encontrei nos textos de Merton um refúgio, um oásis no deserto que minha alma conheceu por vários dias da minha vida. Certamente eu preciso agradecer aos amigos que me apresentaram Merton. O primeiro deles é Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, que me chamou certa vez em sua sala para me pedir para ser um escritor. "Diego, soube que gosta de escrever. Você é jovem. Escrava um livro pra jovens falando de Deus. Te indico - Homem algum é uma ilha de Thomas Merton" O estilo literário de Merton pouco tem a ver com o meu, mas se há profundidade em meus livros, isto só foi possível pela influencia dos escritos de Merton. Pouco depois lancei "Fala sério! é proibido ser diferente?" e "Quero um amor de verdade", ambos com edições esgotadas.

Pesquisando sobre Thomas Merton encontrei a SAFTM (Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton) que visa despertar o interesse pela pessoa, vida e obra desse monge que inspira em muitos a busca da vida contemplativa. Diz ele que a contemplação é "a mais alta expressão de vida intelectual e espiritual do homem" e um fator de renovação de um mundo onde vigore a paz e a justiça.

Em pouco tempo, contactei o Waldecy que é o coordenador da Sociedade, e comecei a ser um sócio. Cada dia de 2008 foi diferente pois tive o conforto espiritual dos amigos de Merton.
Obrigado Waldecy!

Atualmente faço parte de uma Comissão Transitória da Sociedade. O Coordenador geral vai se aposentar e precisamos criar um Estatuto interno e eleger nova direção. Peço oração para que se cumpra a vontade do Senhor. Para mim é grande responsabilidade, pois nunca imaginei estar tão próximo de tanta riqueza espiritual e intelectual como são os escritos de Merton. Divulgar isso tudo é muito importante! Obrigado SAFTM! Conhecer Merton e sua obra só foi possível porque muitos de vocês me fizeram gostar desse novo jeito de orar e pensar!

Amor e Vida



A Editora Martins Fontes publicou até o momento quatro títulos de Thomas Merton, todos com um projeto de capa semelhantes: A Sabedoria do Deserto, Místicos e Mestres Zen, A Experiência Interior - o mais recente de todos - e Amor e Vida.

Este livro é uma coletânea de ensaios de Merton, publicados durante sua vida em diferentes revistas, sendo reimpressos sob a forma de livro, após a sua morte. Já são dezesseis as reflexões extraídas do livro, neste blog (reflexoes-merton.blogspot.com)
:



Dum spiro, spero!
Tamu junto!
Diego Fernandes

Para shows e pregações: galatascincoum@gmail.com

0 Comment