Um dos grandes sonhos realizados na minha vida em 2008 foi a docência. Eu sempre quis ser professor de filosofia. Desde quando me formei em 2001 alimentava o desejo de fazer a juventude pensar a própria vida, ser livre de verdade não deixando que nada e ninguém manipulasse sua existência! Filosofia rima com liberdade! E com música, teatro, dinâmicas e muita empolgação tenho conduzido esse sonho. 2008 foi meu primeiro ano como professor e para minha surpresa na formatura da nossa turma do Ensino Fundamental meu nome foi escolhido para "nome de turma". Foi emocionante perceber o quanto as sementes que plantei durante o ano deram frutos! Aí está a placa que recebi da turma "Professor Diego Fernandes de Sousa"! 

A filosofia para crianças existe desde os anos 60! No blog já postei sobre isso ... LEIA AQUI 
Faço um trabalho de contação de histórias para a Educação Infantil também. As crianças são curiosas por natureza e estamos aprendendo a pensar juntos! Conto histórias e faço links com a ética aristotélica ou a história da filosofia numa linguagem bem diferenciada. Obrigado... a todos os alunos que me fazem a cada dia mais feliz! As aulas já recomeçaram! Caprichem !!! Abaixo uma foto da personagem "Vovô Papa-siri" que conta histórias filosóficas na Educação Infantil... 


A frase em latim pode resumir o que penso para esta matéria para a qual muitos torcem o nariz: NON DUCOR...DUCO ! (Não sou conduzido...conduzo!) 
Então... vamos lá! A filosofia é para todos! Ela nos faz livres de verdade!  Empunhemos nossa própria vida...seguremos forte...para que ela não escape de nós outra vez! 

Obrigado a todos os meus alunos por me ensinarem a ser mais livre e aos colegas de trabalho por me fazerem viver com direção e sentido! Obrigado! 

"Tamu junto" 
Dum spiro...spero
Diego Fernandes

Post Scriptum: Se a filosofia é para todos...veja abaixo o vídeo que fez parte do meu trabalho de conclusão de curso no bacharelado de Com. Social - Rádio e TV

0 Comment